MULADHARA CHAKRA

Significado do nome: Fundação, ou suporte da base.

Nome ocidental: Chakra Básico.

Localização: Localizado nos órgãos genitais e na pélvis, relacionado com as gônadas (glândulas sexuais), governa o sistema reprodutor. Este Chakra anima a substância do corpo físico, é a vontade, o poder e o instinto de sobrevivência. É base da montanha, a ligação com a Terra. Concentra as energias da Kundalinî, que uma vez despertadas e controladas progridem coluna acima, seguindo um padrão geométrico similar ao padrão apresentado na dupla hélice das moléculas de DNA, que contêm o có­digo da vida.

Aspectos a serem compreendidos: Sobrevivência, alimento, conhecimento, auto-realização, valores (segurança financeira, coisas materiais), sexo (procriação), longevidade e prazer.

Cor: vermelho em brasa para tonificar. É a cor mais quente e densa. Aquece e estimula a circulação. Estimula o fluido da medula espinhal e o sistema nervoso simpático; energiza o corpo estimulando os nervos e músculos. Vitaliza e organiza o corpo físico. Cores violeta, azul ou rosa são boas para acalmar este Chakra.

Mantra: Lam (concentrando-se nos genitais).

Elemento: Terra - o mais denso dos elementos. É uma mistura dos quatro elementos: água, fogo, ar e éter.

Fase da vida: Desde a união do espermatozóide com o óvulo, até 7 ou 8 anos.

Funções: É o Chakra onde nasce e reside a energia kundalínica que se movimenta em espiral, pelas nadis Ida e Píngala, e distribui por todo o corpo do indivíduo o impulso de vida: é também o centro erótico do ser.

 

SWADHISTHANA CHAKRA

Significado do nome: Lugar-morada do ser ou o "fundamento de si próprio".

Nome Ocidental: Chakra Umbilical ou Hara.

Localização: Localizado na lombar e abaixo do umbigo no nível do púbis, está relacionado com as glândulas supra-renais, regendo a coluna vertebral e os rins. As supra-renais são constituídas por uma medula interna, coberta por um extrato chamado córtex e são responsáveis pela produção de adrenalina. Rege os rins, sistema reprodutor, sistema circulatório e bexiga. As energias como a paixão, a expansão, sensualidade e a criatividade são manifesta­das por este Chakra.

Aspectos a serem compreendidos: Poder de seduzir e atrair, criatividade e relacionamento.

Cor: Laranja; é uma cor acolhedora e estimula a alegria. É uma cor social que traz otimismo, expansividade e equilíbrio emocional. Traz confiança, automotivação e senso de comunidade (auxilia a sair de si). Cores azul ou verde são boas para acalmar este chakra.

Mantra: Vam (concentrando-se abaixo do umbigo).

Elemento: Água - forma circular - três quartos da Terra são co­bertos de água, três quartos do peso de uma pessoa são de água - a essência da vida. Os sons da água ampliam a vibração desse chakra, permitindo um fluxo sem obstruções.

Fase da vida: de 8 a 14 anos.

Funções: Energia de criatividade, purificação e impulso emocional; é o centro da procriação, manifesta-se sexualmente, mas sob o aspecto de sensação e prazer; fantasias e desejos sexuais. Neste Chakra inicia-se a expansão da personalidade.

 

MANIPURA CHAKRA

Significado do nome: Cidade das Gemas ou Cidade das pedras preciosas.

Nome Ocidental: Chakra Plexo Solar.

Localização: Um pouco acima do umbigo. Rege o pâncreas, glândula que possui função exócrina e endócrina e que secreta o suco pancreático, cujas enzimas ajudam a digestão das proteínas, carboidratos e gorduras. A parte endócrina da glândula é formada por pequenos grupos de células chamadas ilhotas de langerhan, produtoras da insulina, que possuem um papel importante no controle do metabolismo da glicose. A área de influência deste Chakra é o sistema digestivo: estômago, fígado e a vesícula biliar, além do sistema nervoso.

Aspetos a serem compreendidos: Escolhas, dentro do possível, do que você quer. Individualidade, poder pessoal, como você se vê, sua identidade no mundo.

Cor: Amarelo dourado. É ativador dos nervos mo­tores, exercendo influência no sistema nervoso. Estimula a bílis e possui ação vermífuga, diminui a função do baço, porém estimula a função do pâncreas, fígado e vesícula biliar. Fortalece as articulações, o sistema digestivo e linfático. É regenerador dos tecidos, acelerando o processo de cicatrização. Estimula a função peristáltica e o raciocínio lógico. As core violeta, azul ou verde são boas para acalmar esse chakra.

Mantra: Ram - o principal ponto de concentração durante a pro­dução deste som é o umbigo. Traz longevidade.

Elemento: Fogo, auxilia a digestão e a absorção do alimento fornecendo a energia vital.

Fase da Vida: De 14 a 21 anos.

Funções: Desenvolvimento do ego e da identidade individual; impulso de liderança; praticidade; trabalho.

 

ANAHATA CHAKRA

Significado do nome: "Intocado" ou "Som não produzido”

Nome Ocidental: Chakra Cardíaco.

Localização: Situa-se na região do tórax e está conectado com a glândula timo, responsável pelo funcionamento do sistema imunológico. É o Chakra do coração, centro energético do amor.

A elevação das energias do Chakra do plexo solar até o coração acontece em indivíduos que estão desenvolvendo a capacidade de pensar e atuar em termos de coletividade.

Aspectos a serem compreendidos: amor, compaixão, perdão, verdade e gratidão.

Cor: Rosa que estimula o amor incondicional e verde que é relaxante do sistema nervoso. A cor violeta é boa para acalmar esse chakra.

Mantra: Yam - a concentração deverá estar centralizada no coração, desfazendo qualquer bloqueio na região cardíaca, proporcionando controle sobre o prana e a respiração.

Elemento: Ar, auxilia o funcionamento dos pulmões e do coração.

Fases da vida: 21 a 28 anos.

Funções: Intermediar os Chakras superiores e inferiores; impulso de se ligar à verdade, ao amor; reequilíbrio; altruísmo; compaixão. Este Chakra se expande em todas as direções e dimensões, como uma estrela de seis pontas.

 

VISHUDDHA CHAKRA

Significado do nome: Puro ou "Centro da Pureza".

Nome Ocidental: Chakra Laríngeo.

Localização: Sobre a garganta, comunica-se com a glândula tireóide que está relacionada ao crescimento e aos processos oxidativos, e com as paratireóides que controlam o metabolismo do cálcio. Este Chakra governa pulmões, brônquios e voz. Está ligado à inspiração, à comunicação e à expressão com o mundo.

Aspectos a serem compreendidos: Comunicação interna e externa - esclarecimento que conduz ao estado divino, consciência e crenças (no que você acredita e se apega).

Cor: Azul, atua como tranqüilizante na aura e regenerador celular. Traz quietude e paz mental, estimula a busca da verdade, a inspiração, a criatividade, a compreensão, a fé (confiança na existência) e está associada à gentileza, ao contentamento, à paciência e à serenidade. Turquesa, estimula a comunicação em público. Para tonificar, laranja e violeta.

Mantra: Ham - concentra-se na garganta.

Elemento: Ar, mas num sentido mais sutil, associado ao som.

Fases da vida: 28 a 35 anos.

Funções: Autoconhecimento; felicidade.

Segundo o Sat-chakra Nirupana, "quem alcança o conhecimento mediante a concentra­ção constante da consciência neste lotus, converte-se num grande sábio e encontra a paz. O indivíduo se eleva e se purifica de todos os Karmas; morre-se para o passado e nasce-se novamente para a realização da unidade"

 

AJNÃ CHAKRA

Significado do nome: Autoridade, poder, comando intuitivo.

Nome Ocidental: Chakra do 3° olho ou frontal.

Localização: Entre as sobrancelhas, relaciona-se com a glândula pituitária.

Aspectos a serem compreendidos: Intuição e a consciência. Capacidade de se observar sem julgamento.

Cor: Dourado para concentração falta de memória e confiança. Violeta, tranqüilizante, calmante e purificador. Clareia e limpa a corrente psíquica do corpo e da mente, afastando problemas de obsessão mental e psicose.

Mantra: Om.

Elemento: Presença de todos os cinco elementos, unificação corpo, mente e espirito.

Fases da vida: 35 a 42 anos.

Funções: Austeridade; intuição; serenidade. É o chakra sede da Faculdade do Conhecimento: Buddhi: (conhecimento intuicional), Ahankara (eu), Indriyas (sentidos) e Manas (mente).

 

SAHASRARA CHAKRA

Significado do nome: Chakra das Mil Pétalas.

Nome Ocidenta: Chakra Coronário.

Localização: No topo da cabeça. E o portal da espiritualidade, do reconhecimento da existência de Deus em nós, no outro e em todo o universo.
Aspectos a serem compreendidos: Iluminação.

Mantra: Sham.

Elemento: Todos os elementos, inclusive o éter, em suas forças mais sutis.

Fases da vida: 42 anos até o fim da vida

Funções: Iluminação; espiritualidade plena; transcendência; manifestação do Divino. É aqui o objetivo final de Kundalinî após ativar os outros Chakras. O indivíduo que atinge a consciência do sétimo chakra realiza os planos da irradiação (torna-se iluminado), das vibrações primordiais, da supremacia sobre o prana, do intelecto positivo, da felicidade, da indolência"

 

INFORMAÇÕES

O Sat Cakra Nirupana, (“O estudo das seis rodas”) foi escrito em aproximadamente 1550 d.C. por Swami Purnananda.

Chakra sacro - Cor laranja

Localizado na pélvis, relacionado com as gônadas, governa o sistema reprodutor, rins, sistema circulatório e bexiga. Manifestações físicas: Doenças dos rins, estômago, medo, alergia, problemas hormonais, infertilidade, doenças do fígado, pâncreas, vesícula, insegurança, problemas menstruais, doenças sexuais, raiva, ódio, inveja... 

Cor: Laranja
Dom: A reação emocional
Pedra: Cornalina, calcita laranja. Pedras alaranjadas.
Região: Próximo ao umbigo. Inclui parte do intestino, ovários, rins e região lombar.

Este chacra mostra nossa reação emocional diante dos problemas e alegrias do dia-a-dia. Se ele funciona bem, vamos fluir com entusiasmo, em busca da felicidade, do contrário ficamos emperrados nos afazeres; com dor de cabeça, de estômago, queda de pressão, problemas menstruais, etc...

O Svadhisthana é um captador de influências astrais, ele ativa nossas emoções para nos avisar das vibrações hostis ou favoráveis do ambiente, levando o sujeito a se sentir mal perto de algumas pessoas ou lugares, sem saber porque.

Ele é também o centro procriador, gerando grande vitalidade sexual e física. Aqui somos criativos e vamos em busca do prazer.

Chacra obstruído: Dificuldade em expressar as emoções e receber afeto; isso acaba prejudicando sua vida sexual.

Chacra descontrolado: O sujeito só vive prá satisfazer suas emoções, acaba fora da real. Pode desenvolver distúrbios sexuais.

Chakra do plexo solar - Cor amarelo 

Localizado acima do umbigo, rege o pâncreas. Está ligado as emoções. Manifestações físicas: Má digestão, ansiedade, diabetes, toxinas, problemas de pele, fígado, pâncreas. úlceras, hérnia de hiato, gastrites, cálculo de vesícula, problemas emocionais. 


Dom: poder (realização pessoal)
Localização: Plexo solar 
Cor:amarela
Pedras: citrino, topázio imperial.

Este centro governa o estômago, o pancreas, figado, baço e vesícula. Aqui também digerimos a experiência da vida. Seu mal funcionamento responde por descontroles como fumar, beber, comer demais ou de menos.
Ele é a sede do fogo interior, do poder, dos nossos medos e do ódio.
Se este chacra funciona bem, o sujeito tem consciência de quem ele é, vai atrás de sua realização e define sua posição no mundo. Aqui é a centro do poder pessoal, da força de vontade, e do carisma.

Centro obstruído: Não tem auto-confiança, falta ânimo e força de vontade e o sujeito vive na dependência dos outros.
Sofre influencias externas, ataques psíquicos...

Centro Descontrolado: O sujeito é um exibicionista que vive no centro das atenções, como se os "pobres mortais" tivessem muito que aprender com ele, autoritário. Adora falar de suas aptidões...Tem dificuldades em unir a afetividade à vida sexual.

Chakra cardíaco - Cor verde 

Localizado na região do tórax e está ligado com glândula timo, responsável pelo funcionamento do sistema imunológico.

Manifestações físicas: Doenças cardíacas. Problemas em veias e vasos, distúrbios circulatórios e pressão, problemas pulmonares, asma, bronquites, depressões, angústias, dores de cabeça.

Dom: Amor
Cor: Verde, evoluindo para o rosa 
Região: Centro do peito 
Pedras: Turmalina rosa, quartzo rosa, esmeralda, jade verde, kunzita, malaquita. Pedras verdes e rosas.

Através deste chacra sentimos o amor e somos amados. Aqui o sujeito vai gostar dele mesmo e cria a harmonia à sua volta. O chacra rege o coração e as nossas relações afetivas: com marido, mãe, pai, filhos, família... Seu desequilíbrio traz o vazio existencial, a depressão, a angústia, tudo que é relacionado ao afeto.

É o chacra da compaixão, da união entre as almas, do perdão e da cura. É o mais importante para os grandes mestres. O amor é a ponte entre o humano e o divino.

Chacra obstruído: O sujeito só pensa na satisfação de seus desejos pessoais, que nunca estão satisfeitos... Tende para a histeria. Nunca se sente amado.

Quer se mostrar sensível, fala de causas sociais só prá fazer tipo e atrair popularidade. Não consegue amar ninguém. Pode virar um vampiro.

Chacra Descontrolado: O sujeito vira um dependente emocional dos outros.

Chakra laríngeo - Cor azul 

Localizado sobre a garganta, se comunica com a glândula tireóide que está relacionada ao crescimento e aos processos oxidativos, e com as paratireóides que controlam o metabolismo do cálcio. Este chakra governa os pulmões, brônquios, voz e tratamento digestivo. Está ligado à inspiração, a comunicação e a expressão com o mundo.

Manifestações físicas: Doenças da garganta, laringite, faringite, problemas de tireóide e paratireóide, doenças mentais, depressão, problemas de coluna cervical, de dentes, distúrbios da fala, calo das cordas vocais, falta de criatividade, covardia, timidez, doenças nervosas e fobias. 

Dom: conhecimento
Cor: Azul
Região:Garganta
Pedras: As azuis - quartzo azul, turmalina azul, sodalita, turquesa, água-marinha...

O chacra domina a garganta, ombros, boca, dentes, face e ouvido. Seu desequilíbrio pode envolver problemas de visão e dor de cabeça.

Sua tônica fundamental é a nutrição, por isso é também um centro profissional: se ele funciona bem, o sujeito recebe alimento da vida, e vai em busca da profissão desejada, o Vishuda nos acorda para nossa função na sociedade.

A comunicação, a organização do pensamento e os estudos também são seus dons. Aqui o raciocínio governa a confusão mental. Ele é a sede do nosso mestre interior.

Alguns fenômenos mediúnicos se relacionam com este chacra.

O poder mágico da palavra também pertence a ele.

Chacra obstruído: O sujeito é insatisfeito com o trabalho, não consegue expressar seus talentos numa profissão que o agrade.
Tem medo de soltar a voz, vive engolindo tudo!

Chacra Descontrolado: Tem sucesso, faz a cabeça dos outros com seu discurso, no entanto suas palavras quase não tem fundamentos. É o verdadeiro marketeiro.

Chakra frontal - Cor azul índigo

Localizado entre as sobrancelhas, governa a glândula pineal que está localizada entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. A pineal funciona como mediadora das funções do corpo. Recebe dos olhos informações ativadas pela luz exterior através do hipotálamo e envia mensagens hormonais que afetam a mente e permitem que o corpo se adeqüe ao meio ambiente. Funciona como glândula e como órgão e secreta a melatonina. Este chackra também governa a glândula pituitária responsável pela produção da endorfina. Rege o ouvido, nariz, maxilar superior, seios da face e parte do cérebro. 

Desempenha papel importante na expressão da personalidade, e quando ativo gera um indivíduo atraente e magnético, rico de recursos e com capacidade de liderança. Manifestações físicas: Rinites, sinusites, alergias, enxaqueca, problemas de ouvido, surdez, problemas dos olhos, cegueira, catarata, insanidade, depressão, rigidez, insônia, pesadelos.

Dom: Compreensão
Cor: Índigo e violeta
Região: Terceiro olho
Pedra: Fluorita, ametista, sodalita, azurita

O Ajna é o centro da percepção extra-sensorial e através dele compreendemos mensagens de outras dimensões.
Ele também tem poder de comando sobre os chacras inferiores.

Este chacra governa parte do cérebro e exterioriza-se na glandula pituitária. Seu descontrole se associa à dor de cabeça, sinusite, mal de Parkinson e dificuldades em enxergar as situações. Ele é o grande responsável pela clareza da mente, quando funciona bem, o sujeito tem capacidade de raciocínio, inteligência, criatividade e capacidade de por suas idéias em prática. Aqui a imaginação se transforma em realidade, por isso é também o chacra da magia.

Chacra obstruído: Tem conceitos confusos sobre a realidade. Suas idéias nunca funcionam.
A criatividade é obstruída pois falta-lhe energia para mantê-la. Precisa sempre de alguém para levá-lo adiante.

Chacra Descontrolado: Usa seus poderes psíquicos para controlar as pessoas. Tem idéias em excesso e leva adiante conceitos distorcidos fazendo os outros segui-lo. Pode até dar golpe na praça. É o dono do pedaço, tem o ego inflado e o emocional imaturo.

Chakra coronário - Cor violeta 

Localizado no topo da cabeça, se relaciona com a glândula hipófise, sistema imunológico (baço) e governa a parte superior do cérebro, olhos, ouvido e sistema endócrino. É o portal da espiritualidade, do reconhecimento de Deus em nós e no outro. 

Manifestações físicas: Depressão, insônia, problemas endócrinos, tumores, inflamações dos nervos, problemas nos ouvidos e nos olhos, problemas imunológicos e envelhecimento precoce.


Dom: Espiritualidade
Localização: No topo da cabeça
Cor: Branco, Violeta
Pedra: Ametista, quartzo branco, diamante

Este chacra governa a parte superior do cérebro e se exterioriza na glândula Pineal. Seu descontrole gera problemas de conexão com a realidade, psicopatias ou dificuldades na percepção da situação. Funcionando bem, este chacra nos mostra a transcendência, a união com deus, o momento em que o indivíduo segue seu caminho elevando-se acima dos obstáculos.

Aqui eu vou resolver as situações sem ser esmagado por elas.

Este chacra é um mestre que nos faz ouvir a inteligência cósmica, e então sabemos que rumo tomar. Daqui vem a capacidade de canalizar sem desligamento da matéria.

Chacra obstruído: É um materialista, sua vida é norteada pelas suas posses e status, pois não percebe a vida espiritual.

Chacra Descontrolado: A pessoa não se adapta a este planeta. Sente que está "sobrando" aqui e não há lugar prá ela. Seu mundo é rico em fantasias e não encontra lugar para seu ideal de perfeição e beleza aqui na Terra. Torna-se distante da própria vida, até um suicida em potencial.